Como iniciar no marketing digital e impulsionar sua empresa
Basta acessar qualquer uma das suas redes sociais para saber quanto o marketing digital tem crescido nos últimos anos, pois somos bombardeados por uma quantidade enorme de anúncios, posts patrocinados etc. Sem dúvidas, os investimentos em marketing digital têm sido a escolha de muitas empresas brasileiras. De acordo com o estudo da AdSpend, IAB Brasil, a publicidade digital brasileira movimentou cerca de R$ 35 bilhões em 2023.
Nosso “scrolling”, o navegar pelos diferentes posts e reels nas redes sociais, tem levado em média 0,3 segundos e quando paramos para ver melhor um conteúdo gastamos em média 1,7 segundos. Anúncios de 30 segundos como os comerciais para a televisão, nestes parâmetros, são uma eternidade.
Com essa interação e velocidade percebemos que o marketing e a publicidade digital precisam ser diferenciados exigindo cada vez mais um planejamento de marketing para ser visto, lembrado e comprado.
Para ajudá-los nessa empreitada resolvemos compartilhar o que outras empresas têm feito, bem como o nosso planejamento de marketing aqui do IDEIAPOST, para apoiar como um guia de referência para você, lembrando que não há uma fórmula mágica e que o segredo é avaliar cada etapa e corrigir o curso de acordo com os resultados alcançados.
A primeira ferramenta que vamos apresentar foi construída internamente no IDEIAPOST para facilitar o entendimento e discussão sobre as estratégias de marketing que fazem mais sentido para nós. Essa ferramenta tem quatro etapas: Descobrir, Preparar, Realizar e Acompanhar. Lembrando muito o modelo PDCA ainda muito utilizado pelas organizações (Planejar, Fazer, Checar, Agir).
Descobrir
Esta etapa de descoberta é importante para definir quem é o seu público-alvo, entender como seus produtos ou serviços atendem as necessidades do seu cliente. Levantar quais são os objetivos de marketing que você quer alcançar. Identificar quais são os canais que melhor representam o seu público-alvo.
O uso de técnicas e ferramentas como design thinking, briefing, pesquisas de mercado, análise da concorrência, entre outras apoiam na definição das melhores estratégias que atenderão o seu negócio.
Preparar
Descobertas as estratégias que melhor se adaptam para o seu público-alvo e negócio o próximo passo é preparar a sua campanha de marketing identificando a mensagem ou tema principal, o tom, a voz, as peças, textos, slogans, dando contexto, relevância e conexão a tudo que será executado e comunicado. Nesta fase é montado o plano com todas as ações que serão realizadas.
Realizar
Nesta etapa executaremos as ações definidas nas etapas descobrir e preparar para os canais e segmentos estratégicos. Importante realizar testes A/B para avaliar o interesse, engajamento e a jornada do cliente até o objetivo desejado, seja ele, uma compra, visita, agendamento, cadastro etc.
Acompanhar
Acompanhar e monitorar as métricas mais importantes é essencial para compreender o desempenho de suas estratégias e ações digitais. Isso permite analisar quais investimentos estão gerando os melhores resultados e ajudando a alcançar seus objetivos.
A outra ferramenta que pode ajudar no planejamento inicial do marketing é o plano de uma página onde identificamos os principais elementos que devem compor a estratégia e ações de marketing.
Comece definindo qual a mensagem principal da sua empresa, marca ou campanha que você quer passar para o seu público-alvo;
Defina o seu público-alvo levantando o maior número possível de informações sobre ele, o ideal é criar uma persona que represente o seu público-alvo. Algumas perguntas que ajudam a definir é essa persona são:
- O que mantém minha persona acordada à noite, com azia, olhos abertos vidrados no teto?
- Do que ela tem medo?
- O que a deixa com raiva, ansiosa etc.?
- Quais são suas maiores frustrações do cotidiano?
- Que tendências vêm ocorrendo e vão ocorrer em sua profissão e sua vida?
- O que ela mais deseja secreta e ardentemente?
- Há algum viés incutido em sua forma de tomar decisões?
- Ela usa algum jargão ou tem um jeito próprio de falar, comunicar etc.?
- Que tipo de conteúdo ela lê?
- Que sites ela visita?
- Como é o dia a dia dela?
- Qual é a emoção predominante?
- Qual é a coisa que ela mais deseja, acima de tudo?
Defina quais os objetivos o seu negócio ou sua campanha querem alcançar. Quanto mais tangíveis forem esses objetivos melhor para mensurar e acompanhar a sua evolução.
Elenque quais são as dores e desafios do seu negócio e para cada dor encontrada o ideal seria ter no mínimo uma ação estratégica que fosse de encontro a solucionar essa dor ou desafio.
Defina as ações estratégicas que vão de encontro com a mensagem principal e que possam solucionar as dores e desafios do seu negócio;
Defina quais os canais e meios estratégicos para atingir o público-alvo. Veja na tabela abaixo um pouco dos possíveis canais, público-alvo que frequenta e a quantidade de usuários ativos mensalmente.
Rede Social | Público-alvo | Usuários ativos mensalmente |
Amplo, abrangendo todas as faixas etárias, mas especialmente popular entre adultos de 25 a 34 anos. | Aproximadamente 2.96 bilhões de usuários ativos mensais | |
Principalmente jovens adultos e adolescentes, com forte presença de usuários de 18 a 34 anos. | Cerca de 2.35 bilhões de usuários ativos mensais. | |
Adultos jovens, profissionais, entusiastas de notícias e tecnologia. Popular entre usuários de 25 a 49 anos. | Aproximadamente 556 milhões de usuários ativos mensais | |
Profissionais e empresas, usado para networking, recrutamento e desenvolvimento de carreira. Predominantemente usuários de 25 a 34 anos. | Cerca de 930 milhões de usuários registrados, mas usuários ativos mensais é um pouco menor | |
TikTok | Principalmente adolescentes e jovens adultos, muito popular entre usuários de 16 a 24 anos. | Aproximadamente 1.2 bilhões de usuários ativos mensais |
Snapchat | Adolescentes e jovens adultos, especialmente entre 13 a 24 anos. | Cerca de 800 milhões de usuários ativos mensais |
Principalmente mulheres, com forte presença de usuários de 25 a 44 anos. | Aproximadamente 450 milhões de usuários ativos mensais | |
Adultos jovens e entusiastas de nichos específicos, popular entre usuários de 18 a 29 anos. | Cerca de 430 milhões de usuários ativos mensais |
Elenque quais os diferenciais atuais do negócio, produto ou serviço que podem apoiar a mensagem, e gerar valor para o seu público-alvo.
Resumo
O marketing digital é um marketing de resposta, ou seja, para sua efetividade esperamos que o nosso público-alvo realize algum tipo de ação. Seguem algumas dicas para que ele se torne mais eficiente e imersivo:
- Os conteúdos precisam focar em criar elementos visuais atraentes e captar a atenção imediatamente, pois têm menos de meio segundo para causar uma impressão inicial.
- A qualidade e relevância do conteúdo deve ser imediatamente perceptível. Mensagens claras e diretas tendem a ter melhor desempenho nesse ambiente.
- Usar layouts e formatos visuais dinâmicos, como vídeos curtos, animações e gráficos, pode ser mais eficaz para capturar a atenção.
- Crie gatilhos e ações diretamente do conteúdo;
- Foque a comunicação no seu público-alvo para que o engajamento seja maior, não queira abraçar o mundo.
- Torne as campanhas mais imersivas, proporcionado uma experiência participativa, diminua as distrações e atrito, abuse de histórias que propiciem a interação.