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Empreenda no segmento de restaurantes com essa ideia

Ao longo dos anos o segmento de restaurantes vem passando por uma transformação digital e muitos vem investindo fortemente em novas tecnologias e softwares que automatizam seus pedidos, a cozinha e o controle financeiro.

Porém algo que quase nenhum restaurante está fazendo é melhorar o relacionamento com os seus clientes e praticamente nenhum sabe responder perguntas como: 

  • Quem é o seu melhor cliente?
  • Quantos clientes recorrentes você tem? 
  • Quantas vezes no mês o seu cliente retorna?
  • Quais os dias que o seu cliente recorrente prefere?
  • Você faz alguma ação para agradar o seu cliente no aniversário dele?
  • Você faz alguma ação de desconto ou benefício se ele gastar mais de R$ X em um período?

Apesar de existirem ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), gestão do relacionamento com o cliente há muito tempo, no segmento de restaurantes há ainda pouquíssimas soluções que entregam valor ou respondem as perguntas acima.  

Para se destacarem alguns restaurantes utilizam outras formas não tão tecnológicas para incentivar os seus clientes a retornarem, uma destas formas é o cartão fidelidade onde a cada compra o cliente ganha um carimbo ou assinatura e quando o cartão estiver totalmente preenchido recebe algum tipo de benefício. 

Outros restaurantes implementaram soluções mais tecnológicas como as de “cash back” que devolvem um percentual do dinheiro gasto na próxima compra. 

Quando eu gosto de um lugar, acabo virando um cliente frequente. Ser reconhecido por isso e receber um benefício é no mínimo algo empático e acolhedor.

O problema do cartão fidelidade é que para funcionar o cliente precisa carregar consigo, muitas vezes carregando diversos cartões de diferentes estabelecimentos e normalmente precisa lembrar de apresentar o cartão na hora de pagar para ganhar o carimbo ou assinatura e ficar elegível ao benefício. 

A solução de “cash back” melhora a experiência ao fornecer o desconto para o cliente na sua próxima compra ou retorno.

Com essa introdução identificamos duas dores: A primeira, do estabelecimento não saber quem é o seu cliente e o quanto ele é frequente. A segunda, o cliente não ser reconhecido pela sua fidelidade e para ser reconhecido precisa carregar vários cartões e ainda lembrar de pedir o seu “carimbo” e benefício.

Como dito por Thomas Edison, “Genius is 1% inspiration, 99% perspiration”, por aqui costumamos dizer que a ideia é 1% e 99% é trabalho árduo, desta forma resolvemos compartilhar o 1% que pensamos como uma solução para o segmento de restaurantes e que partir dela você possa se apossar, melhorar e realizar os 99% para colocá-la em prática. 

A ideia é criar uma plataforma de fidelidade que conecte clientes e restaurantes. Onde os restaurantes podem oferecer diferentes benefícios como por exemplo: Descontos, refeição cortesia, sobremesa etc. Podendo ainda estabelecer qual o melhor critério para que o cliente ganhe, como por exemplo: Quantidade de compras, valor total das compras, aniversário do cliente etc.

Os estabelecimentos poderiam ainda fazer parcerias entre si aumentando o benefício para os clientes. 

Chegamos inclusive a pensar no nome da plataforma “Frisbee”, da mesma forma que o jogo, a mágica só acontece quando o estabelecimento e cliente estão juntos.

Como seria o processo:

  1. Sistemas de restaurantes com integração: O cliente informa seu CPF e a integração atualiza os dados como data, CPF, valor;
  2. Sistemas de restaurantes sem integração: O cliente informa seu CPF e o restaurante digita no FRISBEE o CPF, data e valor da compra;
  3. Uma vez informado o CPF os dados são automaticamente contabilizados para a conta do cliente;

As principais atividades seriam:

AtividadeQuem faz Onde fazQuando faz
Cadastrar o estabelecimento na plataformaRestaurantePlataformana implantação
Cadastrar os benefícios que o cliente pode terRestaurantePlataformana implantação
Cadastrar os critérios para ganhar os benefíciosRestaurantePlataformana implantação
Cadastrar os dados do clienteClientePlataformaAtivar a sua conta
Informações gerenciais dos clientes– Quantas vezes esteve no estabelecimento– Qual a sua data de aniversário– Quais os dias de preferência do cliente– Quantos benefícios o cliente já resgatou– Quantos benefícios faltam serem resgatadosFrisbeePlataformaQuando o cliente atualiza seus dados e informa o seu CPF no pagamento
Ações de relacionamento– Envio de um SMS ou Whatsapp de parabéns– Envio de uma promoção RestaurantePlataformaQuando quiser
Ações de relacionamento automáticas– Envio de notificação para resgatar o benefício– Lembrete do quanto falta para ganhar o benefício– Lembrete dos benefícios a serem resgatadosFrisbeePlataformaautomaticamente

Com mais de 1,6 milhões de estabelecimentos ativos no Brasil, acredito que explorar algo neste segmento possa ser extremamente vantajoso. Esperamos que tenha gostado dessa ideia e que a partir dela surjam outras.