Pegue esta ideia e empreenda no segmento de hotéis
Em um passado não muito distante eu viajava cerca de 80% do meu tempo a trabalho e passei cerca de 415 dias hospedado em hotéis ao longo de dois anos. Se tem algo que aprendi nesse período foi observar como os hotéis funcionavam, quais eram bons e quais tinham desafios a vencer.
Um ponto em comum que observei nos hotéis onde me hospedei foi que a forma de pedir algo para comer era sempre a mesma. Basicamente era necessário ligar para um ramal telefônico para a recepção ou cozinha e assim fazer o pedido.
Neste modelo de atendimento perdi a conta do número de vezes que precisei aguardar para ser atendido, nas vezes em que o pessoal da recepção me deixou esperando enquanto atendiam alguém no balcão e nas inúmeras vezes que a recepção anotou o pedido e não passou para frente.
Quando a ligação era para a cozinha as dificuldades eram praticamente as mesmas, ou seja, o quanto esse processo entre a solicitação e a entrega do pedido em alguns casos era extremamente demorado.
Para um olhar empreendedor problemas e dificuldades são transformadas rapidamente em oportunidades e melhoria de negócios.
A partir destas dificuldades, surgiu a ideia de criar um aplicativo/software para que os hóspedes pudessem fazer seu pedido de forma mais fácil e rápida. Neste meio tempo tivemos a pandemia que mudou alguns dos nossos hábitos, como o uso do cardápio digital nos restaurantes ou o pedido de comida por aplicativos de entrega, deixando as pessoas mais familiarizadas com essas tecnologias.
O próximo passo para avaliar uma boa ideia é analisar o tamanho do mercado e entender se há escalabilidade para a ideia. Desta forma fomos buscar conhecer um pouco mais sobre o tamanho deste mercado e segmento de hotéis no Brasil.
O Brasil soma mais de 31,3 mil empreendimentos hoteleiros (hotéis e pousadas) e o tamanho do mercado hoteleiro no Brasil é estimado em R$ 45,7 bilhões, devendo atingir R$ 61,75 bilhões até 2029. O mercado de hotelaria é composto por serviços de hospedagem, alimentação e bebidas, bem como pela comercialização de mercadorias relacionadas a esses serviços.
Como dito por Thomas Edison, “Genius is 1% inspiration, 99% perspiration”, por aqui costumamos dizer que a ideia é 1% e 99% é trabalho árduo, desta forma resolvemos compartilhar o 1% que pensamos como uma solução para o segmento de hotelaria e que partir dela você possa se apossar, melhorar e realizar os 99% para colocá-la em prática.
O primeiro passo para colocar uma ideia de negócios em prática é estruturar um plano de negócios.
O segundo passo é estruturar o produto ou serviço que será ofertado, definindo as suas características, benefícios e funcionalidades.
O terceiro passo é estruturar um plano de marketing envolvendo a sua marca “Branding” e a sua oferta “go to market”.
Existem várias formas e métodos para estruturar um plano de negócio, com a popularização das startups o mais utilizado é o “Business model canvas”, em um próximo artigo detalharemos melhor a aplicação do modelo. O importante agora é entender que em uma única página podemos visualizar os principais elementos para a criação de um negócio que são:
- PROBLEM: Qual problema ou oportunidades você identificou?
- CUSTOMER SEGMENTS: Qual o segmento de clientes alvo que você irá atuar?
- UNIQUE VALUE PROPOSITION: Qual sua proposta de valor para esses clientes?
- SOLUTION: Qual é a solução que você traz que resolve os problemas?
- CHANNELS: Quais canais de venda e entrega você utilizará para atender os clientes?
- REVENEU STREAMS: Qual o valor do produto ou serviço e como será o fluxo de receitas?
- COST STRUCTURE: Qual a estrutura de custos básica para operacionalizar o produto ou serviço?
- KEY METRICS: Quais os indicadores que mostrarão que você está no caminho certo?
- UNFAIR ADVANTAGE: Qual a vantagem competitiva que seu negócio tem?

Com base nas dificuldades e dores dos clientes, incluindo a minha. A objetivo principal do produto/serviço que idealizamos seria agilizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.
A forma como faríamos isso seria através de um aplicativo ou software com as seguintes premissas:
- O cliente/hóspede não precisasse baixar nenhum tipo de aplicativo;
- O atrito, ou seja, as interações e informações que ele precisa inserir no aplicativo deveriam ser as mínimas possíveis para que o pedido chegasse rápido e correto;
Com base nessas premissas o funcionamento e processo do hóspede seria:
- Em cada quarto teria um código QRCODE impresso, mencionando o cardápio eletrônico;
- O hóspede ao ler o código QRCODE entraria no cardápio já com o quarto identificado;
- O hóspede escolhe os itens que quer consumir e confirma o pedido;
- O pedido do hóspede é impresso em uma comanda diretamente na cozinha ou pode ser visto em um monitor caso o estabelecimento prefira;
- A equipe da cozinha confirma o atendimento do pedido e o aplicativo sugere um tempo estimado de entrega;
- O pedido é entregue pela equipe do hotel;
Nossa matriz de atividades seria assim:
Atividade | Quem faz | Onde faz | Quando faz |
Imprimir códigos QRCODE e deixar no quarto | Hotel | Aplicativo | na implantação |
Ler o código QRCODE | Hóspede | Aplicativo | um pedido |
Escolher o que quer consumir e confirmar pedido | Hóspede | Aplicativo | um pedido |
Imprimir comanda e avisar equipe da cozinha | Aplicativo | Aplicativo | Ao receber um pedido |
Imprimir cópia da comanda/pedido para hóspede | Aplicativo | Aplicativo | Ao receber um pedido |
Confirmar o início do atendimento do pedido | Cozinha | Aplicativo | Ao iniciar o pedido |
Avisar o hóspede que o pedido foi iniciado | Aplicativo | Aplicativo | Ao iniciar o pedido |
Concluir o pedido e entregar | Cozinha | Aplicativo | o pedido está pronto |
Coletar visto do hóspede na comanda/pedido | Entregador | Aplicativo | Entrega o pedido |
Para que todas essas atividades funcionem corretamente e tenham os benefícios e automações esperadas definimos quais seriam as funcionalidades básicas do aplicativo:
Funcionalidade | Quem usa |
SETUP | |
Wizard | Hotel para criar sua conta |
Criação de conta | Hotel para criar sua conta |
Criação do estabelecimento | Hotel para criar sua conta |
Cardápio | Hotel para montar o cardápio |
Categorias | Hotel para montar o cardápio |
Itens e Preços | Hotel para montar o cardápio |
Fotos | Hotel para montar o cardápio |
Importar itens e preços de uma planilha padrão | Hotel para montar o cardápio |
QRCODE | |
Impressão de QRCODE (Mesa/Apto) | Hotel para facilitar o pedido |
Abrir cardápio através do QRCODE | Aplicativo para ativar o pedido |
PEDIDOS | |
Monitor de pedidos | Hotel para acompanhar pedidos |
Impressão de comanda na cozinha | Hotel para receber o pedido |
Pedido através do QRDCODE | Hóspede para fazer o pedido |
Confirmação do Pedido – Código SMS | Aplicativo para notificar hóspede |
Definido o seu produto ou serviço, você vai precisar colocá-lo o mais rápido possível no mercado e testar a sua aceitação e aderência. Esse produto inicial é chamado de MVP (Minimal Viable Product), ou seja, o seu produto mínimo viável que garante as principais funcionalidades para atender o objetivo definido, no nosso caso, agilizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.
Em seguida vão surgir inúmeras ideias e necessidades vindas dos clientes, usuários e da própria equipe. Faça um plano de evolução e melhoria do produto (roadmap), mas foque naquilo que seja o essencial para começar a monetizar o mais rápido possível.
Seu produto ou serviço geraram valor para o cliente? Ele quer pagar pelo seu produto ou serviço? Se a resposta for sim para ambas as perguntas, você pode avançar para a próxima etapa que é o “GO TO MARKET”, definindo o planejamento de marketing de como o mercado (público-alvo) vai conhecer você e seu produto.
Com a popularização do QRCODE em restaurantes alguns hotéis já começaram a utilizar essa tecnologia. Atualmente criar um oceano azul, ou seja, onde não há concorrência, onde você consegue criar uma demanda nova é um desafio e tanto.
Mesmo havendo concorrentes neste segmento nenhum deles possui 10% de participação de mercado o que traz luz para dois pontos: O primeiro é que existe uma grande possibilidade de novos entrantes conquistarem uma parcela deste mercado. O segundo ponto é que como o mercado é pulverizado, naturalmente haverá uma dificuldade maior de conseguir alcançar o seu público-alvo, exigindo mais criatividade e dedicação nas áreas comercial e marketing.
Resumo:
- Fique atento aos problemas e dificuldades que você encontra, elas podem ser oportunidades de negócios a serem exploradas;
- A ideia sempre será o 1% de qualquer empreendimento, executar ela rapidamente e com qualidade é o que faz a diferença;
- Avalie o mercado o seu público-alvo, estruture um planejamento inicial e análise se a ideia é viável e escalável. Somente depois dessa análise é que você deve partir para o desenvolvimento do seu produto ou serviço;
- Invista na construção da sua ideia para validá-la o mais rápido possível, alguns dizem que deveria ser validada entre 1 e 3 meses. Eu acredito que de 3 a 6 meses é um bom tempo para construir e entregar algo palpável e que gere uma percepção de valor para o cliente.