Negócios

Pegue esta ideia e empreenda no segmento de hotéis

Em um passado não muito distante eu viajava cerca de 80% do meu tempo a trabalho e passei cerca de 415 dias hospedado em hotéis ao longo de dois anos. Se tem algo que aprendi nesse período foi observar como os hotéis funcionavam, quais eram bons e quais tinham desafios a vencer.

Um ponto em comum que observei nos hotéis onde me hospedei foi que a forma de pedir algo para comer era sempre a mesma. Basicamente era necessário ligar para um ramal telefônico para a recepção ou cozinha e assim fazer o pedido. 

Neste modelo de atendimento perdi a conta do número de vezes que precisei aguardar para ser atendido, nas vezes em que o pessoal da recepção me deixou esperando enquanto atendiam alguém no balcão e nas inúmeras vezes que a recepção anotou o pedido e não passou para frente. 

Quando a ligação era para a cozinha as dificuldades eram praticamente as mesmas, ou seja, o quanto esse processo entre a solicitação e a entrega do pedido em alguns casos era extremamente demorado. 

Para um olhar empreendedor problemas e dificuldades são transformadas rapidamente em oportunidades e melhoria de negócios. 

A partir destas dificuldades, surgiu a ideia de criar um aplicativo/software para que os hóspedes pudessem fazer seu pedido de forma mais fácil e rápida. Neste meio tempo tivemos a pandemia que mudou alguns dos nossos hábitos, como o uso do cardápio digital nos restaurantes ou o pedido de comida por aplicativos de entrega, deixando as pessoas mais familiarizadas com essas tecnologias. 

O próximo passo para avaliar uma boa ideia é analisar o tamanho do mercado e entender se há escalabilidade para a ideia. Desta forma fomos buscar conhecer um pouco mais sobre o tamanho deste mercado e segmento de hotéis no Brasil.

O Brasil soma mais de 31,3 mil empreendimentos hoteleiros (hotéis e pousadas) e o tamanho do mercado hoteleiro no Brasil é estimado em R$ 45,7 bilhões, devendo atingir R$ 61,75 bilhões até 2029. O mercado de hotelaria é composto por serviços de hospedagem, alimentação e bebidas, bem como pela comercialização de mercadorias relacionadas a esses serviços. 

Como dito por Thomas Edison, “Genius is 1% inspiration, 99% perspiration”, por aqui costumamos dizer que a ideia é 1% e 99% é trabalho árduo, desta forma resolvemos compartilhar o 1% que pensamos como uma solução para o segmento de hotelaria e que partir dela você possa se apossar, melhorar e realizar os 99% para colocá-la em prática. 

O primeiro passo para colocar uma ideia de negócios em prática é estruturar um plano de negócios. 

O segundo passo é estruturar o produto ou serviço que será ofertado, definindo as suas características, benefícios e funcionalidades. 

O terceiro passo é estruturar um plano de marketing envolvendo a sua marca “Branding” e a sua oferta “go to market”. 

Existem várias formas e métodos para estruturar um plano de negócio, com a popularização das startups o mais utilizado é o “Business model canvas”, em um próximo artigo detalharemos melhor a aplicação do modelo. O importante agora é entender que em uma única página podemos visualizar os principais elementos para a criação de um negócio que são:

  1. PROBLEM: Qual problema ou oportunidades você identificou?
  2. CUSTOMER SEGMENTS: Qual o segmento de clientes alvo que você irá atuar?
  3. UNIQUE VALUE PROPOSITION: Qual sua proposta de valor para esses clientes?
  4. SOLUTION: Qual é a solução que você traz que resolve os problemas?
  5. CHANNELS: Quais canais de venda e entrega você utilizará para atender os clientes?
  6. REVENEU STREAMS: Qual o valor do produto ou serviço e como será o fluxo de receitas?
  7. COST STRUCTURE: Qual a estrutura de custos básica para operacionalizar o produto ou serviço?
  8. KEY METRICS: Quais os indicadores que mostrarão que você está no caminho certo?
  9. UNFAIR ADVANTAGE: Qual a vantagem competitiva que seu negócio tem?

Com base nas dificuldades e dores dos clientes, incluindo a minha. A objetivo principal do produto/serviço que idealizamos seria agilizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente. 

A forma como faríamos isso seria através de um aplicativo ou software com as seguintes premissas:

  1. O cliente/hóspede não precisasse baixar nenhum tipo de aplicativo;
  2. O atrito, ou seja, as interações e informações que ele precisa inserir no aplicativo deveriam ser as mínimas possíveis para que o pedido chegasse rápido e correto;

Com base nessas premissas o funcionamento e processo do hóspede seria:

  1. Em cada quarto teria um código QRCODE impresso, mencionando o cardápio eletrônico;
  2. O hóspede ao ler o código QRCODE entraria no cardápio já com o quarto identificado;
  3. O hóspede escolhe os itens que quer consumir e confirma o pedido;
  4. O pedido do hóspede é impresso em uma comanda diretamente na cozinha ou pode ser visto em um monitor caso o estabelecimento prefira;
  5. A equipe da cozinha confirma o atendimento do pedido e o aplicativo sugere um tempo estimado de entrega;
  6. O pedido é entregue pela equipe do hotel;

Nossa matriz de atividades seria assim:

AtividadeQuem faz Onde fazQuando faz
Imprimir códigos QRCODE e deixar no quartoHotelAplicativona implantação
Ler o código QRCODEHóspedeAplicativoum pedido
Escolher o que quer consumir e confirmar pedidoHóspedeAplicativoum pedido
Imprimir comanda e avisar equipe da cozinhaAplicativoAplicativoAo receber um pedido
Imprimir cópia da comanda/pedido para hóspedeAplicativoAplicativoAo receber um pedido
Confirmar o início do atendimento do pedidoCozinhaAplicativoAo iniciar o pedido
Avisar o hóspede que o pedido foi iniciadoAplicativoAplicativoAo iniciar o pedido
Concluir o pedido e entregarCozinhaAplicativoo pedido está pronto
Coletar visto do hóspede na comanda/pedidoEntregadorAplicativoEntrega o pedido

Para que todas essas atividades funcionem corretamente e tenham os benefícios e automações esperadas definimos quais seriam as funcionalidades básicas do aplicativo: 

FuncionalidadeQuem usa
SETUP 
WizardHotel para criar sua conta
Criação de contaHotel para criar sua conta
Criação do estabelecimentoHotel para criar sua conta
CardápioHotel para montar o cardápio
CategoriasHotel para montar o cardápio
Itens e PreçosHotel para montar o cardápio
FotosHotel para montar o cardápio
Importar itens e preços de uma planilha padrãoHotel para montar o cardápio
QRCODE 
Impressão de QRCODE (Mesa/Apto)Hotel para facilitar o pedido
Abrir cardápio através do QRCODEAplicativo para ativar o pedido
PEDIDOS 
Monitor de pedidosHotel para acompanhar pedidos
Impressão de comanda na cozinhaHotel para receber o pedido
Pedido através do QRDCODEHóspede para fazer o pedido
Confirmação do Pedido – Código SMSAplicativo para notificar hóspede

Definido o seu produto ou serviço, você vai precisar colocá-lo o mais rápido possível no mercado e testar a sua aceitação e aderência. Esse produto inicial é chamado de MVP (Minimal Viable Product), ou seja, o seu produto mínimo viável que garante as principais funcionalidades para atender o objetivo definido, no nosso caso, agilizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente. 

Em seguida vão surgir inúmeras ideias e necessidades vindas dos clientes, usuários e da própria equipe. Faça um plano de evolução e melhoria do produto (roadmap), mas foque naquilo que seja o essencial para começar a monetizar o mais rápido possível. 

Seu produto ou serviço geraram valor para o cliente? Ele quer pagar pelo seu produto ou serviço? Se a resposta for sim para ambas as perguntas, você pode avançar para a próxima etapa que é o “GO TO MARKET”, definindo o planejamento de marketing de como o mercado (público-alvo) vai conhecer você e seu produto. 

Com a popularização do QRCODE em restaurantes alguns hotéis já começaram a utilizar essa tecnologia. Atualmente criar um oceano azul, ou seja, onde não há concorrência, onde você consegue criar uma demanda nova é um desafio e tanto. 

Mesmo havendo concorrentes neste segmento nenhum deles possui 10% de participação de mercado o que traz luz para dois pontos: O primeiro é que existe uma grande possibilidade de novos entrantes conquistarem uma parcela deste mercado. O segundo ponto é que como o mercado é pulverizado, naturalmente haverá uma dificuldade maior de conseguir alcançar o seu público-alvo, exigindo mais criatividade e dedicação nas áreas comercial e marketing.  

Resumo:

  • Fique atento aos problemas e dificuldades que você encontra, elas podem ser oportunidades de negócios a serem exploradas;
  • A ideia sempre será o 1% de qualquer empreendimento, executar ela rapidamente e com qualidade é o que faz a diferença;
  • Avalie o mercado o seu público-alvo, estruture um planejamento inicial e análise se a ideia é viável e escalável. Somente depois dessa análise é que você deve partir para o desenvolvimento do seu produto ou serviço;
  • Invista na construção da sua ideia para validá-la o mais rápido possível, alguns dizem que deveria ser validada entre 1 e 3 meses. Eu acredito que de 3 a 6 meses é um bom tempo para construir e entregar algo palpável e que gere uma percepção de valor para o cliente.