Acelere sua jornada com este canvas de transformação digital
O uso de frameworks e ferramentas visuais vem sendo cada vez mais utilizadas, pois são simples de entendimento, facilitando o planejamento e a validação de novas ideias.
O modelo canvas mais famoso é o Business Model Canvas que apresenta o passo a passo para desenvolver um plano de negócios. A partir da ideia deste modelo criamos o canvas de transformação digital.
Os três pilares da transformação digital são: Experiência do cliente, eficiência dos processos operacionais e novos modelos de negócios.
Vamos ao passo a passo para você utilizar nosso canvas de transformação digital!
1. Comece com a cultura e engajamento
Para uma empresa ser bem-sucedida em qualquer frente corporativa o primeiro passo é trabalhar a cultura e o engajamento. Neste momento apresente em qual momento da jornada digital a sua empresa está e para onde ela deve ir.
Invista na cultura do erro e da experimentação, encoraje a colaboração entre as diversas áreas da empresa, reconheça e recompense as contribuições inovadoras dos colaboradores.
Promover uma cultura que abrace a mudança e a inovação será fundamental para impulsionar a transformação digital. Incentive a geração de ideias, não censure ou corte nenhuma, pois neste momento haverá mais perguntas que respostas.
No canvas de transformação digital liste as principais ações ou iniciativas de cultura e engajamento que podem ser feitas.
2. Foque nas pessoas
As melhores experiências de viagens, projetos, relacionamentos ou qualquer iniciativa que precise de duas ou mais pessoas é ter com você aquelas que compartilhem da sua visão.
Convide todos a participarem da jornada digital e empodere aquelas que compraram a sua ideia, pois serão essas pessoas que o ajudarão quando as coisas apertarem.
No canvas de transformação digital identifique as habilidade e competências que serão necessárias para avançar o próximo estágio da sua jornada.
3. Melhore a experiência do seu cliente
Melhorar a experiência do cliente é um fator crítico de sucesso atualmente. Identificar todos os pontos de contato do cliente com a sua empresa é um primeiro passo para descobrir oportunidades de melhorias.
Normalmente focamos nas áreas comercial e atendimento a clientes, para deixá-las com menos atrito e mais eficientes. Mas ao identificarmos todos os pontos de contato percebemos que temos áreas como financeiro, logística, produto, marketing, entrega e outras tão importantes quanto vender.
Um bom exemplo de empresa que olha para todas as áreas deixando a experiência do cliente algo simples e atrativo é a APPLE, desde a sua loja até a embalagem do produto foram pensadas em trazer uma experiência melhor.
No canvas de transformação digital liste oportunidades de melhorar a experiência do cliente em cada área e em cada situação que o cliente precise interagir com o seu produto, serviço ou empresa.
4. Melhore a eficiência dos processos operacionais
Revisar os processos organizacionais de tempos em tempos é fundamental. Ficar atento a possíveis oportunidades de ganho significativo de eficiência, com processos mais tecnológicos, automação de tarefas manuais, melhoria do fluxo de trabalho podem eliminar retrabalhos e gerar economias de tempo e custos.
No canvas de transformação digital identifique quais processos podem ser aprimorados, principalmente aqueles que tragam economias de tempo, custos e relacionamento com o cliente.
5. Melhore a transformação digital através dos canais e segmentos de atuação
Identifique quais canais e segmentos a sua empresa atua e quais não. Nos canais atuais verifique o nível de integração de informações se é automática ou manual.
Um bom exemplo seria na área de alimentos a venda para as grandes redes de supermercados, com a automação de pedidos através de EDI (Electronic Data Interchange), troca eletrônica de documentos comerciais. Esse processo torna mais rápido e eficiente a entrada de pedidos.
No canvas de transformação digital liste quais canais e segmentos de clientes podem ser impactos com o uso de novas tecnologias ou melhorias digitais.
6. Tecnologias e ferramentas
Praticamente há uma tecnologia ou ferramenta para quase tudo o que precisamos ou fazemos atualmente. Avaliar o retorno sobre investimento ao adotar uma nova tecnologia é importante, pois as vezes o custo de implantação, aprendizado e mão de obra podem ficar mais caros que os benefícios.
Tecnologias emergentes são recursos tecnológicos com grande potencial de transformação, mas que ainda estão em processo de crescimento e evolução. Um exemplo de tecnologia emergente é a inteligência artificial (IA).
Exemplo de tecnologias emergentes que podem ser aplicadas aos negócios.
- Computação em nuvem;
- Análise de dados e big data;
- Machine learning (ML);
- Automação de processos robóticos (RPA);
- Internet das coisas (IoT) e wearables (acessórios, roupas, etc);
- Realidade aumentada e Realidade virtual – Metaverso;
- Blockchain;
- Robôs e drones;
No canvas de transformação digital identifique quais tecnologias podem ajudar a sua empresa a promover uma experiência melhor ao seu cliente ou proporcionar uma eficiência operacional significativa.
7. Novas receitas e vendas digitais
Verifique se sua empresa está explorando novos modelos de negócio digitais, como venda online, omnichannel, serviços baseados em assinatura, plataformas digitais ou economia compartilhada.
Uma tendência crescente é as empresas passarem a trabalhar em rede compartilhando recursos, processos e pessoas. Essas plataformas empresariais se bem construídas podem ser um novo formato e modelo de negócios que facilitará ainda mais a nossa vida.
No canvas de transformação digital, identifique quais podem ser os novos modelos de negócios, receitas ou vendas que seriam suportados pela transformação digital.
8. Resultados e impactos esperados
Qualquer projeto deveria trazer um resultado positivo para a organização. A transformação digital não é diferente. Avaliar quais são os resultados esperados que cada uma das ações proposta trará para a empresa facilita a sua implementação. Da mesma forma ajuda a monitorar a evolução da empresa no que está dando certo ou no que ainda precisa ser melhorado.
No canvas de transformação digital, liste os resultados esperados de cada ação proposta, bem como os indicadores que mostrarão como está indo o desempenho e evolução.
Resumo:
Recentemente aplicamos, como exercício, o canvas de transformação digital em uma indústria para um pequeno grupo de gestores e o resultado foi superpositivo, tivemos 35 ideias compartilhadas as quais várias delas com uma visão clara de resultados e melhorias.